Seguro D&O Responsabilidade Civil Profissional: como funciona?

Seguro D&O Responsabilidade Civil Profissional: como funciona?

Entenda como o seguro D&O pode beneficiar sua empresa

Você conhece o seguro D&O Responsabilidade Civil? Aqui, traremos um panorama básico de como o seguro D&O (Directors & Officers) funciona e como ele pode ser interessante para a sua empresa.

O seguro D&O oferece cobertura de responsabilidade para diretores, administradores, conselheiros e gerentes de empresas com o objetivo de protegê-los de reclamações que possam surgir por conta de decisões e ações tomadas no âmbito de suas funções regulares.

Hoje em dia, o seguro D&O tornou-se bastante usual no que tange à política de gestão de risco das empresas.

Por que ter um seguro D&O Responsabilidade Civil Profissional?

As empresas que adquirem o seguro D&O estão cientes que seus diretores e executivos podem cometer erros. Desta forma, a cobertura D&O inclui proteção financeira para elas contra as consequências de “atos ilícitos” reais ou alegados.

As apólices cobrem a responsabilidade pessoal dos administradores da empresa, e o reembolso da empresa segurada no caso de ter pago o sinistro de terceiros em nome de seus administradores, a fim de protegê-los.

A cobertura do seguro D&O é destinada para diretores e executivos atuais, futuros e anteriores de uma empresa e suas subsidiárias.

O seguro D&O concede cobertura com base em sinistros. Isso significa que as reivindicações são cobertas apenas se forem feitas enquanto a apólice estiver em vigor ou dentro de um período de relatório estendido contratualmente acordado, que pode se estender por mais 72 meses, ou até mais em alguns países.

É importante saber que a cobertura do seguro D&O não inclui atos fraudulentos, criminais ou intencionais em não conformidade ou casos em que os diretores tenham obtido remuneração ilegal ou agiram para lucro pessoal.

Sem sombra de dúvidas, a aquisição de um seguro D&O responsabilidade civil precisa ser feita com a consultoria de uma boa corretora de seguros.

Certamente, você terá muitos questionamentos sobre o que e quem estão ou não cobertos? Se, as pequenas e médias empresas (PMEs) devem adquirir D&O? Ou, como o gerenciamento de risco pode proteger os executivos dos muitos perigos que enfrentam no atual ambiente de negócios?

Quais as principais coberturas do seguro D&O Responsabilidade Civil?

Conheça algumas das principais coberturas dos seguros D&O:

  • Custos emergenciais:  pagamento de despesas para providências de emergência em caso de ordem ou mandado judicial ou extrajudicial relacionados à reclamação contra o segurado no qual tome conhecimento subitamente, sem tempo hábil para formalizar um aviso à seguradora.
  • Multas e penalidades: cobre o pagamento de multas, penalidades civis ou administrativas impostas ao segurado em virtude de atos danosos praticados na função de gestor.
  • Bloqueio e indisponibilidade de bens: pode adiantar o pagamento de despesas mensais que não possam ser honradas por conta de bloqueio parcial ou total de bens decorrentes de atos danosos praticados pelo segurado.
  • Gerenciamento de crise para empresas de capital fechado
  • Danos morais: garante as perdas indenizáveis contra um Segurado decorrente de reclamações por danos morais.
  • Danos ambientais
  • Garantias pessoais: Cobre os custos de defesa em relação a uma reclamação em que, na qualidade de avalista, fiador ou fiel depositário da sociedade, seja responsabilizado a pagar por conta desta ter se tornado insolvente.

É importante salientar que o seguro D&O possui uma inúmera gama de outras coberturas básicas e adicionais.

Se você quer uma consultoria de qualidade, que oriente você com precisão sobre o seguro D&O e outros seguros para empresas, você precisa conhecer a Top Choice Seguradora. Estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta